domingo, maio 04, 2008

Como Abrir o Internet Explorer numa tab do Opera

Se você é usuário do Opera há muito tempo, já deve ter se deparado com algum site em que é exigida a utilização do Internet Explorer. Essa exigência, na maioria das vezes, se deve pelo fato do site usar algum componente que só funciona no IE, como é o caso da Tecnologia ActiveX.

O Opera não tem suporte ao ActiveX, mas por outro lado possui um plugin chamado Neptune que possibilita a abertura do Internet Explorer dentro de uma Tab(Aba), e com isso elimina a necessidade de utilização do Activex dentro do Opera.

Instalando o Neptune


Pois bem, para usar o Neptune é preciso seguir alguns passos:
Primeiro baixe e instale o plugin (baixe aqui).

Após a instalação e com o Opera fechado, procure o arquivo ‘npmeadax.dll’ dentro da pasta de plugins do Internet Explorer (normalmente: C:\Arquivos de programas\Internet Explorer\PLUGINS) ou na pasta do Neptune(possivelmente: C:\Arquivos de programas\MeadCo Neptune) e copie este arquivo para a pasta de plugins do Opera (por padrão é C:\Arquivos de programas\OPERA\program\plugins).

Copiou? Então agora abra o Opera e digite: "opera:plugins" na barra de endereços e localize (CTRL+F) o nome do plugin (Neptune) só para confirmar se de fato ele está instalado. Você deve ver alguma coisa como a imagen abaixo:



Você ainda precisa Instalar um botão chamado "View in IE" para abrir a página atual em uma nova tab com o Internet Explorer. Para instalar o botão basta clicar aqui.

Depois de clicar no link do botão deve abrir a janela ‘Aparência’. Mas caso não abra, faça o seguinte: pressione Shift+F12, selecione a guia ‘Botões’ e clique em ‘Meus Botões’.



Agora é só Arrastar o botão para a barra de ferramentas.



Com isso seu plugin já está devidamente instalado e pronto para ser usado.

O uso é simples: Abra o site numa tab normal do Opera, e depois click no "View in IE". Dai vai ser aberta uma nova tab já com o engine do IE.

Tenha em mente que o Plugin somente funcionará com o Windows(nt/2k/xp). Também não custa lembrar que o Internet Explorer é cheio de falhas de segurança e que essas falhas continuam valendo, já que o plugin apenas chama o engine do IE. Portanto, tome cuidado com o tipo de site você vai visitar.


Referência: http://www.opera.com/support/search/supsearch.dml?index=415


0 comentários: