sexta-feira, janeiro 19, 2007

Como Instalar UserJs no navegador Opera

Os UserJs são scripts (feitos em javascript) que servem para reparar bugs ou para adicionar uma funcionalidade extra em algum site acessado pelo Opera. Um exemplo é este UserJs que retira a segunda página com frames do Google Imagem, fazendo o link apontar direto para a imagem que o usuário quer ver.

Para adicionar UserJs no seu Opera, você precisa criar uma pasta onde colocará todos os scripts e salvá-los nesta pasta com a extensão .js (de javascript). Ex: c:\userjs\arquivo.js

Seria interessante, também, criar subpastas (dentro da c:\userjs) para scripts de um site específico, ou seja, se você baixar um script que modifique apenas a página do Google, coloque-o dentro da pasta c:\userjs\google\. Mas se você tiver um script que modifica todos os sites, adicione-o na pasta padrão c:\userjs.

Depois de criar a pasta padrão, você precisa dizer ao Opera que ela existe. Então, vá ao menu: Ferramentas > Preferências (ou pressione CTRL+F2), acenda a guia "Avançado" e clique em "Conteúdo".



Bem, agora clique no botão "Opções do Javascript" e marque todas as opções, exceto "Abrir console se ocorrer um erro". Na mesma janela, lá embaixo, em "Arquivo de Javascript do usuário", procure e marque a pasta criada anteriormente e saia clicando em OK.



Nos passos acima foi definida a pasta para os Userjs Globais, mas ainda falta definir as específicas para cada site. Então entre no site que o script modificará, clique com o botão direito dentro da pagina (ou então tecle F12) e clique em "Editar preferências do site" - como é mostrado na figura abaixo:



Entre na guia "Scripting" e defina a pasta onde estão os UserJs do site em questão. Não esqueça de desmarcar a opção "Abrir console se ocorrer um erro".



Concluída toda trabalheira, só resta procurar UserJs interessantes, mas tome cuidado com scripts de terceiros, porque eles podem conter códigos maliciosos que roubam cookies, ou coisa parecida. Uma dica é baixar UserJs em sites que mostrem certa confiança, como o Userjs.org ou a comunidade Opera no Orkut.


0 comentários: